top of page

um pouco sobre o processo

horizontalidade

 

a busca pelo corpo

 

Comboio Coletivo Artístico possui um trabalho continuado de pesquisa, iniciado em 2011, com ênfase na criação de uma dramaturgia textual-corporal e na reinvenção constante de sua própria linguagem. Egressos da centenária Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, os artistas que compõem o coletivo possuem diferentes linhas de atuação dentro das artes cênicas.

 

A multiplicidade de suas origens sociais, étnicas e de atuação no mercado fica impressa na pesquisa do grupo, que cria uma linguagem híbrida por meio de experimentos que tensionam as fronteiras entre teatro, dança, artes visuais, cinema e música.

Aquário 05 _ Foto_José Renato Derntl.jpg

Por meio de um processo colaborativo de investigação que visa construir uma linguagem costurada por dentro, isto é, idealizada e realizada pelos próprios atores/autores durante todo o processo, Comboio possui como um dos seus principais pilares da pesquisa artística o estudo do corpo do ator como meio criador de dramaturgia. Para tanto, essa investigação relaciona as dinâmicas do movimento, do gesto, do espaço e da palavra para produzir uma linguagem original por meio de uma dramaturgia textual-corporal.

​

Ao primar por produzir um trabalho que tenha importância principalmente à elaboração de uma corporeidade original e consistente para cada projeto cultural, a pesquisa do coletivo também está investida no estudo acadêmico. Durante a construção do primeiro trabalho original da companhia, a diretora Julia Shimura desenvolveu na pós-graduação em preparação corporal para artes cênicas a monografia sobre a criação de uma dramaturgia textual-corporal em Aquário, na faculdade de dança Angel Vianna. De natureza igual, o diretor Leonardo Samarino tem pesquisa acadêmica com ênfase em estudos corporais para o teatro, investigando modos de presença no campo cênico, no doutorado em artes, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Aquário 06 _ Foto_José Renato Derntl_edited_edited.jpg
verbo a serviço da ação

 

16830853_1413841132013303_5692014000861670098_n.jpg

Por ser um espetáculo teatral em que o coletivo investiu cerca de três anos de estudo em sua construção, Aquário faz parte da essência da investigação criativa da companhia. Ele é o universo a partir do qual se desenvolvem outras linhas de pesquisa do grupo que abarcam cenas, performances, vídeoartes e, atualmente, o desenvolvimento de produtos cinematográficos.

bottom of page